Luís de Camões foi o maior poeta português, é dele a maior obra de arte da literatura portuguesa. Camões nasceu em 1524 ou 1525, em Lisboa ou em Coimbra (não há certeza quanto à data e o local), existe no entanto uma fonte que lhe atribui a data de nascimento a 1517, nomeadamente o padre Manuel Correia, amigo pessoal de Camões.
Camões era filho de Simão Vaz de Camões e Ana de Macedo, era de família nobre e nasceu no reinado de D. Fernando, a sua educação foi pautada sobre a égide do humanismo, estudou em Coimbra, durante dez anos (1531-1541), mas antes de finalizar o curso viajou para Lisboa, com o intuito de conhecer melhor a capital do seu país, uma vez que Camões adorava história.
Como era fidalgo tinha direito a frequentar a corte, e é lá que conhece Dona Catarina de Ataíde que ele queria que fosse sua esposa (era a Natércia de alguns dos seus poemas), no entanto tal desejo nunca se realizou devido a várias divergências na sua vida.
Por ordem do Rei, Camões foi exilado em Constância onde permaneceu cerca de 2 anos, é nessa altura que se alistou como soldado, partindo depois para Ceuta. Nessa viagem consagra a valentia do povo português ao sentir os difíceis obstáculos dessa travessia.
Como grande patriota que foi, participou nas guerras de África (onde perdeu o olho direito, mais precisamente em Ceuta) e na Ásia.
Ao regressar a Portugal, em 1550, continuaram os seus problemas pessoais devido ao seu género irreverente e boémio, onde devido a conflitos foi novamente preso mais um ano, é nesse período de isolamento que se pensa que escreveu o primeiro canto da sua obra.
Obteve a liberdade sob promessa que embarcaria para a Índia como simples homem de guerra, partiu para Goa em 1553.
Da Índia foi para Macau, onde conheceu Jau António, companheiro que esteve ao seu lado até à sua morte.
É na viagem de regresso, na passagem pelo Cabo da Boa esperança e em todas as outras paragens que levaram Camões a glorificar na sua obra os lugares por onde a armada de Vasco da Gama tinha passado.
Publicou “Os Lusíadas” em 1572. Foi-lhe concedida por D. Sebastião uma tença anual de 15 mil reis, que só recebeu durante 3 anos, faleceu em Lisboa, na miséria, em 10 de Junho de 1580, sendo o seu enterro realizado por uma instituição de beneficência, a Companhia dos cortesãos.
Fonte: http://wikipedia.org
2- O que foi o renascimento?
O Renascimento foi um movimento cultural que em articulação com factores sociais, económicos, políticos e religiosos, criou uma dinâmica de mudança na Europa dos séculos XV e XVI.
Nasceu em Itália no século XV, em cidades como Florença, Génova e Veneza. Viria a expandir-se por toda a Europa onde atingiu o seu ponto máximo nas primeiras décadas do século XVI.
Foi um tempo de cortes luxuosas, de poder centralizado, e de estados poderosos, os reis e os papas rodearam-se de artistas que lhes construíram palácios e igrejas que depois enchiam de pinturas e esculturas, contendo na sua maioria o seu patrono ou dos seus familiares.
Os artistas e os intelectuais de então estabeleceram uma autêntica rede de contactos internacionais, através das viagens e da troca de correspondência, o que conferiu ao Renascimento um carácter universalista, pelo menos na Europa.
Fonte: http://jpvasc.no.sapo.pt
3- Quais as características do Classicismo
O Classicismo teve início em Itália no século XIV, atingindo o seu ponto mais alto no final do século XVI.
Espalhou-se pela Europa rapidamente, com a criação da imprensa as informações eram divulgadas com maior rapidez. Ocorreu dentro de um enorme momento histórico social, o Renascimento.
É uma literatura antiga que sofreu várias influências, principalmente da greco-latina, devido à criação das primeiras universidades que surgiram nessa época, disseminando assim outras culturas.
Fonte: http://jpvasc.no.sapo.pt
4- O que é o paganismo?
Paganismo é o culto e o respeito às forças da Natureza, onde toda a natureza é viva e sagrada, os seus deuses e deusas reflectem essa crença oferecendo conforto e equilíbrio àqueles que compreendem o real significado de se respeitar a natureza. Além da crença nos Deuses é também a crença na civilização da Grécia antiga.
Fonte: www.casadobruxo.com.br
5- Quais as principais temáticas da obra?
As principais temáticas da obra são; o plano da viagem, o plano mitológico, o plano da História de Portugal e o plano do poeta.
6- Em que consiste o Humanismo renascentista?
O Humanismo renascentista consiste num movimento filosófico que surgiu no século XV dentro das transformações culturais, sociais, religiosas e económicas desencadeadas pelo Renascimento.
Apoiado na ideia renascentista onde privilegiava a dignidade humana porque o homem se superava à Natureza, onde o Humanismo o coloca no centro do Universo (Antropocentrismo).
Fonte: www.scribd.com
7- O que são versos alexandrinos e versos heróicos?
Versos alexandrinos são versos com doze sílabas (dodecassílabos) com acentos na 6ª. e 12ª. sílaba, foram muito usados na época clássica em estrofes de dois versos (dísticos).
Versos heróicos são versos decassílabos, designação dada aos versos com 10 sílabas métricas. São designados heróicos porque a acentuação é feita na 6ª. e 10ª. sílaba. Foram utilizados por Camões em “Os Lusíadas”, onde todos os 8816 versos da obra são decassílabos heróicos.
Fonte: Gramática de Português – Plátano Editora – pág. 254.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.